A Fonte das Mulheres (2011): debate sobre gênero e meio ambiente

ANOTE:
Agora o Cineclube nas TERÇAS-FEIRAS









             Temos o prazer de convidar-los para mais uma sessão do nosso Cineclube, com a exibição do filme “A Fonte das Mulheres” (França, 2011) dirigido por Radu Mihaileanu. Depois do filme, como sempre, debate. Contaremos com a participação da Profa. Andrea Barbosa Osório (COC/ESR/UFF), como debatedora.

A exibição será na sala Multiuso, prédio novo do PUCG, na terça-feira, dia 4/12, às 14.00 h.

Local: sala Multiuso (prédio novo - 2o. andar), no Pólo Universitário de Campos de Goytacazes (PUCG/UFF). 

Esperamos vocês!


Direção: Radu Mihaileanu
Elenco: Hiam Abbass, Leila Bekhti, Hafsia Herzi, Zinedine Soualem
Nome Original: La Source des Femmes
Duração: 135 minutos
Ano: 2011
País: França/Bélgica/Itália

Sinopse: O filme está ambientado em uma pequena vila entre o Norte da África e o Oriente Médio. Nela, as mulheres, entre seus afazeres, buscam água de uma nascente localizada no topo de uma montanha, sob o sol escaldante. Mas elas decidem se juntar e rebelar contra as injustiças dessa situação declarando uma greve de sexo. E claro... os homens não gostam. 


SAIBA MIAIS no Cine Garimpo. Clique aqui



Leia, também sobre a Leymah Gbowee, ganhadora do Nobel da Paz, que liderou 'greve de sexo' na Libéria em 2002. A iniciativa ajudou a encerrar a guerra civil no país: Mulheres se negam a fazer sexo com os maridos até o fim dos combates. 

Comprar, Jogar Fora, Comprar - A História da Obsolescência Planejada

Quinta-feira 18 de outubro às 14.30 - Sala Multiuso (PUCG)

Comprar, Jogar Fora, Comprar - A História da Obsolescência Planejada (França-Espanha, 2011)

Leia entrevista com a diretora Cosima Dannoritzer




A sessão (exibição do filme e debate) sera realizada no contexto das atividades da Agenda Acadêmica. Veja a seguir:


Workshop: "Do Desenvolvimento Sustentável à Economia Verde: percursos conceituais e dilemas contemporâneos"

Descrição da atividade: 

Esta atividade, realizada em parceira pelo NESA-Núcleo de Estudos SocioAmbientais e o Cineclube SocioAmbiental Campos, objetiva oferecer aos participantes um espaço de formação e de debate sobre a chamada "Economia Verde". Para isso, recorreremos a uma dinâmica que combine a apresentação de conteúdo de caráter mais teórico com a apresentação de um filme de forma a promover a capacidade analítica e crítica nos alunos. A oficina estará dividida nas seguintes etapas: 1) Apresentação (no formato de palestras) do histórico do surgimento do conceito Economia Verde, vinculando seu percurso à noção de Desenvolvimento Sustentável; 2) Problematização: é possível uma "economia verde" nas formas que assume o capitalismo contemporâneo? 3) Exibição do filme "Comprar, Jogar Fora, Comprar - A História da Obsolescência Planejada" (França-Espanha, 2011) 4) Debate


 Clique aqui para ver a programação da semana, no Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes. 

Pequeno grão de aréia - Granito de Arena (2005)

As atividades do Cineclube foram suspensas enquanto dura a greve das Universidades Federais. 

Enquanto aguardamos pelo nosso reencontro, sugerimos este magnífico documentário!



FICHA TÉCNICA:

Granito de Arena (Pequeno grão de areia) 
México, 2005
Diretor: Jill Freidberg

Premiado documentário sobre a luta dos professores, alunos e comunidade, com depoimentos de Eduardo Galeano, Maude Barlow.

Duração: 59 minutos





Para saber mais sobre o documentário e sobre a situação que relata clique aqui

SURPLUS (Suécia, 2003)

FICHA TÉCNICA:
Título Original: Surplus: Terrorized into being Consumers
Gênero: Documentário
Duração: 54 minutos
Origem: Suécia
Ano: 2003
Direção: Erik Gandini



Sinopse:
     O documentário Surplus mostra os excessos da atual produção em massa e o consumo desenfreado que afligem a maioria dos paises e culturas mundiais e os problemas que vem sendo causados ao meio ambiente e para todos que estão nele. John Zerzan (*) é considerado o Guru da anti-globalização e o produtor Eric Gandini se baseia nos pensamentos de Zerzan para mostrar a destruição das reservas naturais e do meio ambiente que vem sendo causada pela vida consumista que vivemos.


DEBATEDOR:  
     Marcos Esquef
     Designer,  Dr. em Educação (UFF), Professor do IF Fluminense


Para saber mais sobre o filme:  

IGNORADOS (2012). Lançamento de documentário sobre os conflitos causados pelo Complexo Industrial-portuário do Açu

    Após o recesso retornamos com uma programação especial: o lançamento do documentário realizado pela Coordenação de Extensão e Núcleo de Criação Audiovisual do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes - UFF Campos, IGNORADOS.




    A sessão, dedicada a debater os conflitos socioambientais no município de São João da Barra (RJ) provocados pela implantação do Complexo Industrial Porto de Açu, contara com a participação especial - como debatedores - do seu diretor Alexandro C. Florentino e da Profa. Ana Maria Almeida da Costa, responsável pela pesquisa e produção do vídeo.

Ano: 2012 
País de Origem: Brasil 
Duração: 15 min.


* * *


Serão exibidos, também:


NARRADORES DO AÇU (Brasil, 2011, 18 min)
     Webdoc destinado, também ao registro dos atingidos pelas desapropriações no 5º Distrito de São Jõa da Barra.RJ. Produzido por alunos do UNIFLU/FAFIC, com a supervisão do professor da disciplina Narrativas e Linguagens Jornalísticas, Vitor Menezes.




E para finalizar, assistiremos Um dia da pesca, outro do pescador, um retrato da situação da pesca em Atafona, distrito de São João da Barra, de forte tradição pesqueira, atividade que também esta sendo afetada pela chegada do Porto do Açu.  


Ficha Técnica:
Observatório Ambiental Humanomar
Brasil, 2010 - 7 min.
Produção: Ocaso Filmes
Direção: Calos Magno Nunes
Produção: Manda Martins


Disponível para download em: http://www.kinooikos.com/acervo/video/24437/#


Para ouvir e refletir!! Banda El Efecto apresenta:



Para saber mais sobre as despropriações no 5º distrito de São João da Barra leia:


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VER também:

Convite para participar na reunião do día 29 de março, as 9.30h, no PUCG/UFF

ALÔ PARCEIROS e PARCEIRAS do Cineclube SocioAmbiental Campos


     Completamos nosso primeiro ano de existência. Com indiscutível sucesso. Construído e compartilhado por todos nós, professores, alunos, técnicos,  funcionáros administrativos e participantes externos, além de outras instituições que concosco contribuiram de diversas maneiras. Todos nós vinculados pela vontade de ver bom cinema e ao mesmo tempo debater temáticas voltadas a reflexão dos impactos ambientais e sociais do modelo atual de desenvolvimento.

    Durante 2011 foram realizadas 10 exibições de curtas e longametragens, entre eles produções que tratavam de questões como mudanças climáticas, dos impactos das grandes obras de infra-estrurura (barragens, estradas, super-portos, projetos de mineração em grande escala, etc); sobre os problemas sociais e ambientais ocasionados pelo constante avanço das monocultura, e sobre os conflitos sociais que, na grande maioris das vezes, resultam desse modelo social e ambientalmente injusto e excludente. Temáticas que geraram oportunos e ricos debates entre o público.

    Com a criação do blog e a realização de sessões itinerantes alcançamos outros públicos, como moradores de assentamentos rurais, ONGs e estudantes de ensino fundamental, repercutindo positivamente não só no âmbito da UFF como em outros espaços e mídias. O registro de quase 3 mil acessos ao blog bem atesta isso

   Queremos destacar, também, a inserção do cineclube no NESA – Núcleo de Estudos Socioambientais, o que vem nos possibilitando a insetimável e compromissada colaboração dos seus participantes. 

   Neste segundo ano que começa podemos ousar mais, ampliar o nosso alcance, criar novas expectativas, agregar e envolver mais ainda os amigos e parceiro que acompanharam a nossa cominhada durante 2011. Para isso, estamos convidando você para a reunião que será realizada na UFF, nesta quinta-feira, 29.03, as 10 horas, na sala 209 (container).  Iremos decidir juntos questões importantes, como:

    - Programação (escolha de filmes e datas das próximas sessões);
    - Novas formas de divulgação para atingimento de outras plateias;
    - Gestão compartilhada do cineclube;
    - Produção de logomarca e folder;
    - Apresentação do kit cineclubista.

Nesse encontro será também apresentado um painel com a memória das sessões já realizadas.

Desde já, agradecemos sua participação e aproveitamos para anunciar a primeira sessão do ano, na quinta-feira 12 de abril, às 14.30.

Abraços e até quinta-feira,

Equipe Cineclube