Título Original: Surplus: Terrorized into being Consumers
Gênero: Documentário
Duração: 54 minutos
Origem: Suécia
Ano: 2003
Direção: Erik Gandini
Sinopse:
O documentário Surplus mostra os excessos da atual produção em massa e o consumo desenfreado que afligem a maioria dos paises e culturas mundiais e os problemas que vem sendo causados ao meio ambiente e para todos que estão nele. John Zerzan (*) é considerado o Guru da anti-globalização e o produtor Eric Gandini se baseia nos pensamentos de Zerzan para mostrar a destruição das reservas naturais e do meio ambiente que vem sendo causada pela vida consumista que vivemos.
DEBATEDOR:
Marcos Esquef
Designer, Dr. em Educação (UFF), Professor do IF Fluminense
Para saber mais sobre o filme:
(*) John Zerzan (nascido em 1943) anarquista americano que se destaca na segunda metade da década de 1980 enquanto filosofo e escritor de aspirações primitivistas. Seus trabalhos focam a civilização (agrícola) e sua inerente opressividade, defendendo formas inspiradas no modo de vida das sociedades humanas pré-históricas como modelos de sociedades plenas de liberdade. Algumas de suas críticas mais desafiadoras se estendem ao processo da domesticação, à linguagem, ao pensamento simbólico (como matemática e arte) e à conceituação de tempo. Seus escritos mais conhecidos são Elementos da Rejeição (1988), Futuro Primitivo (1994), Contra a Civilização: Um Leitor (1998) e Correndo no Vazio (2002)
Fonte: Futuro Primitivo (Sobre o autor) - www.sabotagem.revolt.org
LER TAMBÉM:
- Fugindo das soluções fáceis, Surplus se contenta em mostrar um beco sem saída. Mas faz isso muito bem.
Por Helena Novais Fonte: Cineplayers
- Comentário realizado por Carla Luciana Silva para o Ciclo de Filmes CAPITAL E TRABALHO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO apresentado em 4/5/2011. Laboratório de Educação Continuada. Projeto História e Análise Midiática. Apoio Fundação Araucária – PR
Além de Surplus, exibiremos História das Coisas, versão brasileira do documentário The Story of Stuff, de Annie Leonard: :
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva seus comentários sobre o filme ou sugira títulos de filmes e/ou documentários que você gostaria que fossem debatidos no Cinclube SocioAmbiental Campos.