6 de mai de 2012

SURPLUS (Suécia, 2003)

FICHA TÉCNICA:
Título Original: Surplus: Terrorized into being Consumers
Gênero: Documentário
Duração: 54 minutos
Origem: Suécia
Ano: 2003
Direção: Erik Gandini



Sinopse:
     O documentário Surplus mostra os excessos da atual produção em massa e o consumo desenfreado que afligem a maioria dos paises e culturas mundiais e os problemas que vem sendo causados ao meio ambiente e para todos que estão nele. John Zerzan (*) é considerado o Guru da anti-globalização e o produtor Eric Gandini se baseia nos pensamentos de Zerzan para mostrar a destruição das reservas naturais e do meio ambiente que vem sendo causada pela vida consumista que vivemos.


DEBATEDOR:  
     Marcos Esquef
     Designer,  Dr. em Educação (UFF), Professor do IF Fluminense


Para saber mais sobre o filme:  


     (*) John Zerzan  (nascido em 1943) anarquista americano que se destaca na segunda metade da década de 1980 enquanto filosofo e escritor de aspirações primitivistas.  Seus trabalhos  focam a civilização (agrícola) e sua  inerente opressividade, defendendo  formas inspiradas no modo de vida das sociedades  humanas pré-históricas como modelos de sociedades plenas de  liberdade.     Algumas de suas críticas mais desafiadoras se estendem ao processo da domesticação, à linguagem, ao pensamento simbólico (como matemática e arte) e à conceituação de tempo. Seus escritos mais conhecidos são Elementos da Rejeição (1988), Futuro Primitivo (1994), Contra a Civilização:  Um Leitor (1998) e Correndo no Vazio (2002)
 Fonte: Futuro Primitivo (Sobre o autor) - www.sabotagem.revolt.org 

LER TAMBÉM: 

  •  Comentário realizado por Carla Luciana Silva para o Ciclo de Filmes CAPITAL E TRABALHO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO apresentado em 4/5/2011. Laboratório de Educação Continuada. Projeto História e Análise Midiática. Apoio Fundação Araucária – PR


Além de Surplus, exibiremos História das Coisas, versão brasileira do documentário The Story of Stuff, de Annie Leonard:  :


CLIQUE AQUI para ir para a página do Projeto Coisas (em inglês) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seus comentários sobre o filme ou sugira títulos de filmes e/ou documentários que você gostaria que fossem debatidos no Cinclube SocioAmbiental Campos.