Sessão 19/8/24 - Saneamento básico. O filme (Brasil, 2007)

 


Ficha técnica completa

Título Saneamento Básico, O Filme (Original)

Ano produção 2007

Dirigido por Jorge Furtado

Duração 112 minutos

Países de Origem Brasil

Sinopse

Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.

FONTE: FILMOW Saneamento básico


Sobre o filme ver a crítica da Lila Foster, Engrenagem que respira no Cinética (cinema e crítica)


Sessão 22/5/2024 - Tragédias climáticas: vítimas e culpados.

 📢 O Cineclube SocioAmbiental Campos (@socioambiental.campos) não pode se omitir perante mais uma tragédia climática, desta vez de proporções nunca antes vividas no país. Convidamos vocês para participar da sessão com exibição de curtas sobre o tema: Tragédias climáticas: vítimas e culpados.

Para contribuir com este fundamental debate contaremos com a presença, como convidada especial, da Profa. Antenora Siqueira, coordenadora do ODAm - Observatório dos desastres ambientais, professora do PPGDAP e (@ppgdap) e pesquisadora do NESA (@nesauff)

🎥 Confira abaixo os curtas que exibidos na durante sessão, bem como algumas informações importantes sobre eles: https://www.instagram.com/p/C7AOLFWONCx/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

🗣️ Esperamos por vocês! Data e local: quarta-feira 22 de maio/2024 às 14.30h, no Auditório da UFF Campos.

🌿Artes e divulgação: @leticiaphlj; @mchagascouto e @gabriela.scotto

💥Esta atividade integra a agenda de mobilização no contexto da greve das federais! @comandodocenteuffcampos



🎦Recife Frio (Brasil, 2009, 24 minutos)
Direção, roteiro e cinematografia: Kleber Mendonça Filho
Produção: Emilie Lesclaux e Juliano Dornelles
É um 'mockumentary' (documentário ficcional) que retrata uma estranha mudança climática em Recife – PE

🎦O amanhã é hoje (Brasil, 2018, 23 minutos)
Direção: Thaís Lazzer 
Produção: Instituto Socioambiental (ISA),Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Artigo 19, Conectas Direitos Humanos, Engajamundo, Greenpeace e Instituto Alana
O documentário “O amanhã é hoje” mostra o cotidiano das pessoas que tiveram suas vidas afetadas pelas mudanças climáticas.

🎦Para Onde Foram as Andorinhas? (Brasil, 2013, 22 minutos)
Direção: Mari Correa (Inst. Catitu).
Filme coproduzido pelo Instituto Socioambiental e Instituto Catitu para ser exibido durante a Conferência do Clima de Paris (COP-21).

💥PLAYLIST COM OS FILMES no canal Youtube do cineclube (@cisac2023):


TEXTOS RECOMENDADOS: 


Sessão 29/04/24 - Uma história de amor e fúria (Luiz Bolognesi, Brasil, 2013, 74 min.)

 



      💪🏽 Como uma forma de apoiar e fortalecer a mobilização no contexto da greve das universidades federais que se inicia, na UFF, na segunda-feira 29 de abril, o Cineclube Socioambiental Campos convida para sua próxima sessão 📽(Segunda-feira, dia 29 de abril, às 14.30 horas na sala Multiuso, no bloco C201 - UFF Campos). 

     Na ocasião iremos assistir e debater “Uma história de amor e fúria” (Brasil, 2013), do diretor Luiz Bolognesi, filme de animação que aborda de forma crítica e sem concessões a violência historicamente exercida pelos setores dominantes da sociedade brasileira contra grupos sociais que "teimam" em resistir! A narrativa transpassa quatro fases da história do Brasil: a conquista e colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, quando haverá uma guerra pela água. Cada uma dessas fases é atravessada por histórias de resistência, de amor e de fúria.

 🌍 Histórias de violências colônias e resistências é o tema dessa sessão imperdível! Haverá pipoca, sorteio de brindes e, claro... certificado de participação.

É só chegar junto no dia, horário e local combinados. Até lá! 🌿


Equipe do Cineclube SocioAmbiental Campos - @socioambiental. campos